sexta-feira, 8 de abril de 2011

Da razão de ser φιλοδιδακτικός

φιλοδιδακτικός ("filodidaktikós") não é mero blog - trata-se de um instrumento de avaliação.
É aqui onde deverei apresentar minhas reflexões e experiências obtidas a partir das temáticas do curso de Didática B, disciplina requerida para a habilitação em licenciatura no curso de filosofia.
"φιλοδιδακτικός" é, portanto, um portfólio reflexivo, no qual espera-se que não apenas o meu processo de aprendizagem seja registrado, mas também ensejado.
Julgo que o blog é uma ótima ferramenta para os propósitos de um portfólio reflexivo. Não raras são as vezes em a linguagem escrita parece não comportar o sentido que intentamos transmitir. Com o intuito de não restringir minhas interpretações às palavras escritas, optei por esse tipo de mídia para utilizar imagens e vídeos, cujos sentidos podem ser mais intuitivos.

Por que "φiloδιδακτικός" ("filodidakticós")?
A filosofia precisa de métodos eficazes para ser conhecida e bem compreendida. Como prescindir de ser 'amigo do didático' para torná-la ao alcance de te todos aqueles que queiram conhecê-la?

Por que a fonte grega?
Primeiramente, por capricho.
Em segundo, pelo "f" grego, o 'fi' = φ, convencionado símbolo da filosofia: por que perder a oportunidade de lhe prestar mais uma homenagem?

Um comentário:

  1. Este blog promete. Vou ser uma seguidora fiel. Parabéns e vá em frente!

    ResponderExcluir