quarta-feira, 23 de setembro de 2015

#Curso_PEIn_TDMA: uma avaliação da proposta

Por meio de uma autoavaliação, é possível melhor (se) conhecer. A pausa refletida para uma análise seja do resultado ou do processo desenvolvidos só proporciona o seu próprio aprimoramento.
Nesse sentido, em um primeiro momento cabe apontar a aplicabilidade e exequibilidade do projeto em  questão. Como disciplina, cabe questionar se a proposta, ao se utilizar metodologias mais ativas e, portanto, requerer maior participação contemplará os diversos estilos de aprendizes. Quer dizer: é possível elaborar um projeto capaz de abarcar (e manter) o interesse de todos os estudantes?
Outro aspecto, muito mais prático e objetivo, porém determinante, é a questão do acesso às tecnologias e à internet: todos os estudantes têm acesso a computador e internet? Todos eles dominam os conhecimentos básicos para utilizar e aprender ferramentas tecnológicas?
De fato, a utilização "naturalizada" de tecnologias em contextos educacionais requer um público relativamente homogêneo no que tange a conhecimentos básicos de informática.
Supõe-se também que, inicialmente, a apresentação de trabalhos em determinados recursos tecnológicos não muito utilizados possa configurar alguma resistência. Nesse contexto, é possível que seja necessário dedicar tempo extra para questões técnicas que possam surgir com o uso de novas tecnologias. Além disso, há questões relacionadas à compatibilidade e interoperabilidade entre distintos sistemas que não podem ser ignoradas. 
Durante o processo, espera-se estimular o desenvolvimento de competências necessárias e/ou desejáveis à pesquisa científica. Para tanto, o uso de metodologias mais ativas parece estimulá-las, proporcionando a descoberta e o exercício de conhecimentos instrumentais para desenvolver um problema de pesquisa.
Para tanto, é preciso acompanhar este processo, que será monitorado por meio de um portfólio/ webfólio, publicado em um blog. Tal processo deverá culminar com um projeto de pesquisa que contemple a introdução, o problema de pesquisa, os objetivos geral e específicos e os procedimentos metodológicos.
Uma revisão por pares, efetuada, neste caso, por professoras que ministram disciplinas de Introdução à Pesquisa Científica, Metodologia Científica e Métodos de Pesquisa, sugere os seguintes aprimoramentos:
  • contemplar um tópico destinado à escrita científica, focando na impessoalidade e argumentação;
  • focar mais em tópicos que contemplem o próprio trabalho do estudante e a sua estrutura;
  • contemplar momentos para feedback dos estudantes na disciplina;
  • desenvolver uma autoavaliação.
E, em se tratando de avaliação e feedback, interessantes aspectos a serem lembrados:


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Um comentário:

  1. Parabéns pela assertividade! E o infográfico sobre feedback foi muito bem escolhido. Adorei! Abraços.

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