quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gonguê: o multiculturalismo


No site da Fundação Palmares, estão disponibilizados vários pacotes didáticos, dentre eles o "A Cor da Cultura", produzido pelo projeto homônimo. Neste projeto, cuja "perspectiva metodológica compreende que o conhecimento deve ser sempre construído e reconstruído. Sobretudo, coletivamente, valorizando os saberes e experiências individuais."*, fica clara a orientação em conformidade com o multiculturalismo característico das teorias pós-críticas.
Constituído de quatro livros, o pacote didático contém ainda o CD Gonguê, produzido e composto por Fernando Moura e Carlos Negreiros, com 16 faixas de áudio, nas quais os ritmos e instrumentos africanos são apresentados através do rock, do samba, do pop... é a diferença apresentada através da identidade.
Mais do que promover a cultura africana, este material nos lembra da valiosa contribuição da perspectiva crítica do multiculturalismo: as diferenças - sempre relativas a algo - são resultados das relações de poder. Entretanto, sob às diferenças igualamo-nos pela nossa humanidade comum.

O lindo livreto do CD Gonguê está disponível AQUI, onde constam as imagens dos instrumentos que são abordados e utilizados no áudio.

*Sobre este projeto, veja em http://www.acordacultura.org.br/, de onde obtive as informações acima.
**A imagem é uma obra do artista plástico Carybé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário